> Melninas: Resenha: Faça Amor, Não Faça Jogo (Ique Carvalho)

segunda-feira, 17 de julho de 2017

Resenha: Faça Amor, Não Faça Jogo (Ique Carvalho)



Informações do livro                                                                     
 Faça amor, não faça jogo


Ique Carvalho
223 páginas
Crônicas; Romance

ONDE COMPRAR
SINOPSE: Viver a plenitude do amor é o desejo senão de todas, ao menos da maioria das pessoas. Amar e ser amado incondicionalmente, contar com o apoio de alguém para as horas difíceis e para os momentos alegres, e saber que independentemente do que fazemos, alguém estará ao nosso lado simplesmente pelo que somos é o ideal de vida de muitos.Viver esse amor na prática, no entanto, nem sempre é fácil. E é exatamente sobre felicidade, vida e amor que Ique Carvalho fala neste livro. O autor, que começou escrevendo em seu blog e já tocou o coração de milhares de pessoas que se envolveram e se emocionaram com suas palavras, descreve com perfeição o amor que muitos procuram e poucos realmente encontram. E ele fala do amor em todas as suas expressões: desde o romântico entre duas pessoas até o mais puro e verdadeiro dos laços familiares, que ele tem com seu pai e mentor.Como as relações humanas são frágeis e complicadas, os relacionamentos tornam-se difíceis, o que nos faz buscar a felicidade nos lugares ou nas pessoas erradas. Mas o autor nos faz enxergar a vida de forma diferente. Faça amor, não faça jogo é um lembrete de que, no jogo do amor, não é necessário haver ganhadores ou perdedores. Basta olhar e aceitar novos paradigmas e acreditar no que diz seu coração. E vivenciar isso de verdade.
--- 

Hey! No post de primeiros livros lidos do ano, eu falei sobre o Faça amor, Não faça jogo, do Ique Carvalho. Desde que o li que eu quero resenhar pra cá, mas sempre faltou tempo. Agora, vou falar sobre esse livro que tenho certeza que vocês vão amar e chorar muito - como eu.

Ique Carvalho nunca foi o mais popular ou mais bonito conforme os padrões da sociedade. Porém, o que é a popularidade quando você tem um coração bom, cheio de amor pra dar e um abraço acolhedor? 

Sobre o que é: Na obra, nós somos presenteados com 44 textos sobre o amor, a amizade, a família, enfim, a vida. Cada texto pode te trazer uma coisa diferente (ou muitas coisas num texto só). Você vai rir, vai chorar, vai refletir, e no fim de cada um vai querer ainda mais. Não há um sobre único e exclusivo, pois este livro é sobre a essência da vida. 

Pra quem não conhece, o Ique Carvalho começou em um blog, o The Love Code, onde segue a essência do livro. Eu não o conhecia, nem ao blog. Fui apresentada ao livro pela minha irmã, que o comprou e recomendou. Me apaixonei logo de primeira.

Atualmente, é fato que nós não temos o costume de ler e prestigiar autores nacionais. Compramos livros gringos porque estão na moda, enquanto algumas obras maravilhosas estão batendo na nossa porta, como o livro do Ique. 

Nem sei o que falar de um livro quando me encantei tanto. Há muito tempo não lia algo que me tocasse a alma, como esse livro tocou. Cada texto sobre a vida me arrancava mais lágrimas e eu só queria ler mais. 

É raro achar alguém que fale sobre o amor assim como ele é: sem idealizações ou felizes para sempre, apenas o amor. Eu, como a maior boba romântica que você respeita, vou levar esse livro pra vida. Nele, é resgatado o valor das pequenas coisas, das coisas mais bobas possíveis, e mostra o amor nos detalhes.

E eu não falo só do amor romântico, não. A gente tem uma mania de associar amor a apenas amor romântico, né? Pois, nesse livro, pra mim, a relação mais bonita é entre Ique e seu pai. 

Parece que quanto mais eu gosto do livro, menos eu sei falar dele. É que tenho medo de que em palavras, eu não consiga expressar o que este livro significou pra mim. Eu acho que, nele, a gente realmente sente aquilo que passamos a vida inteira procurando em músicas, em poesias, filmes. O que passamos a vida tentando colocar em palavras. 

Ah, cada texto vem com uma trilha sonora pra você escutar enquanto lê o texto. No youtube, inclusive, já tem várias playlists prontas exclusivas do livro. E é incrível o quanto cada música combina com o texto, o que só torna a leitura mais singular.

Aprendemos sobre a vida, sobre o amor, a amizade, a família, sobre o essencial. Eu já o tinha lido duas vezes, e li a terceira pra fazer a resenha. Consigo chorar todas as vezes. Não sei dizer qual o meu texto favorito porque todos - sem exceção - me tocam de uma forma diferente. Eu o li da primeira vez em apenas uma noite. Mas trouxe alguns trechinhos pra mostrar aqui:

E você que está aí, lendo este texto.                                                                                       Se você tiver uma namorada,                                                                                                um grande amor,                                                                                                            desejo que você nunca a deixe partir.                                                                                 E se, por algum motivo, qualquer que seja,                                                                    você a deixar,                                                                                                               lembre-se que sem ela você viverá como eu.                                                                Vazio de amor,                                                                                                                         e cheio de saudade.

Eu recomendo esse livro pra todo mundo! É um livro rápido, você acaba de ler rápido, mas o impacto é enorme. Ah, o Ique vai lançar o próximo dele agora. A pré-venda começa dia 22 de agosto e eu já estou super ansiosa pelo meu.

Agora só mais uma foto porque este livro merece. 


E vocês? Já conhecem o Faça amor, não faça jogo? O que acham? Se interessam por livros assim?

***

ÚLTIMO POST: Quando você chegou

ONDE ME ENCONTRAR

45 comentários:

  1. Oi, Mel!
    Dependendo do meu estado de espírito, eu curto ler livros assim...
    A edição desse é maravilhosa, isso é fato.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do Sorteio de Férias: cinco livros, um ganhador!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, Luiza! Ele todo é maravilhoso <33

      Excluir
  2. Nossa que legal esse livro, maravikhoso, fiquei curiosa. Beijos
    Seguindo seu cantinho
    http://encantosdasil.com/

    ResponderExcluir
  3. OOi adorei o livro, ainda não conhecia mas o enredo me despertou muita vontade em ler. Gostei também de saber que cada texto tem trilha sonora, adorei a dica.
    Beijos boa semana
    http://bellapagina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A trilha sonora foi uma das coisas que me fez amar, haha! <3

      Excluir
  4. Olá,
    Adorei conhecer mais do livro.
    Está na minha lista de leituras futuras.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Não conhecia esse livro mas fiquei com muita vontade de ler.


    Beijos

    https://monasecretsblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Minha amiga comentou desse livro dias desses e agora vendo eu post nossa fiquei com muita vontade de ler e olha que nem curto ler haha
    Sou boba romântica também e pelo que vi é o tipo de leitura e reflexão que me chama mesmo a atenção. Ameeei ♥

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. E ao ver mais uma (ótima) resenha sobre esse livro lindo, minha vontade de ler ele só aumenta. Parece uma daquelas leituras onde qualquer leitor se identifica.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Que bacana ainda não conhecia esse livro! Amei demais, beijos

    www.achatadebatom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Mel, tudo bem? Eu achei muito boa a premissa do livro! Realmente a gente costuma associar o amor com amor romântico e livro que mexe com nossos sentimentos são os melhores <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Olá, Mel.
    Metade dos livros da minha estante são nacionais hehe. Tem muita coisa boa que o povo não dá valor. Esse, apesar de ter achado a edição bem bonita pelo que deu para ver nas fotos, eu não leria por ser de um gênero que não curto muito. Prefiro ler ficção.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Ahhh que livro fofo, ainda não conhecia! Adorei!!

    Beijos
    Mari Dahrug
    https://www.rabiskos.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu sempre dou preferência a autores brasileiros acredita? Simplesmente acho que eles são muito talentosos! Fiquei curiosa pra ler esse livro ♥

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  13. Oh very interesting book darling
    Thanks for share with us
    xx

    www.sakuranko.com

    ResponderExcluir
  14. Olá Mel,
    Parece bem interessante esse livro.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  15. Que livro maravilhoso! Já quero ler.

    http://www.glamourosasderosa.com/

    ResponderExcluir
  16. Fiquei muito curiosa para ler, me interessou muito o tema.
    Beijos
    Lily’s Nail
    Instagram @lilys_nail_

    ResponderExcluir
  17. Livros desse tipo são sempre os meus favoritos, amei demais sua resenha! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  18. não é muito meu estilo de livro.


    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  19. Já ouvi falar deste livro mais ainda não tive a oportunidade de ler.
    Gostei da resenha.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Parece um livro ótimo e provavelmente é o tipo de "leitura de amor" que eu gosto. Eu não conheço o autor e nem o blog, mas vou dar uma olhadinha lá pra ver se faz mesmo o meu estilo de leitura, eu acho que sim xD

    Um beijo!
    Heeey, Maria! | Fanpage

    ResponderExcluir
  21. eu tenho vontade de ler esse livro.
    bj http://diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  22. Adoro os livros que trazem trilha sonora. Esse parece ser muito fofo, ainda não li :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  23. Acho que já tinha ouvido falar, adorei sua resenha, me deu vontade ler o livro. É UM TEMA MUITO LINDO.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  24. Olá...
    ♥ ótima resenha. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas já me deu vontade de ler...

    Pinkiss
    by; Renata Princess ♥

    Blog:
    http://renataprincess2.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Olá, tudo bem? Que blog lindo, eu amei e já estou seguindo. Ouvi falar desse livro a pouco tempo, mas não sabia se era bom. Gostei muito da resenha, já anotei na minha super lista pra ler kkk Beijos :*

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Wow, your blog is amazing! I love it! xx
    Would you like to follow each other? If yes, please follow me on the my blog and let me know in the comments of my newest posts.
    I following you! #291
    Would you like to follow me back, I would be glad. ^^
    Have a great day!

    cleopatrassecret.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Quero ler, com certeza adoraria!
    arrasou!


    Beijos da Nah
    www.oxifalei.com.br
    Instagram: @blognatielesouza
    Youtube: Natiele Souza

    ResponderExcluir
  28. Gosto de livros assim, a essência dele é bem diferente!

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com

    ResponderExcluir
  29. Ainda não conhecia, mas é o tipo de livro que com certeza faz meu estilo! Ótima resenha <3

    papeldeouro2016.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Oi Mel, tudo bem?
    Que linda resenha, não conhecia o livro, achei bastante interessante!
    E essas fotos, são suas mesmo? Amei muito hah

    E tô começando um novo projeto, tem pouco mais de um mês, se puder deixar a sua visitinha! Abraços

    http://www.bananices.com/

    ResponderExcluir
  31. Adorei o post! Segui o teu blog, podes seguir o meu? :)

    http://aflormaria.blogspot.pt

    beijinhos

    ResponderExcluir
  32. Hello From Poland Dear!
    You Are Amazing!
    I Love Your blog , so
    I follow U, maybe U follow me back?
    Kiss

    https://nataliazarzycka.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  33. Nossa eu amo livros assim! Amei a resenha ♥
    Beijos!
    Mundo da Lari ♥

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Os comentários são moderados para ficar mais fácil responder, ok? Vou ficar muito feliz se você comentar ;) Ah, e se você também tiver um blog/site, deixe aqui pra eu visitar :)

Copyright © 2014 | Design e Código: Amanda Salinas | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo