> Melninas: Resenha: Feliz por Nada (Martha Medeiros)

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Resenha: Feliz por Nada (Martha Medeiros)







Informações do livro                                                                     
 Feliz por nada


Martha Medeiros
144 páginas
Crônicas brasileiras

ONDE COMPRAR
Dentro de um abraço é sempre quente, é sempre seguro. Dentro de um abraço não se ouve o tic-tac dos relógios e, se faltar luz, tanto melhor. Tudo o que você pensa e sofre, dentro de um abraço se dissolve.” É com a força transformadora de um abraço que Martha Medeiros abre este novo livro de crônicas e é com a mesma singeleza e olhar arguto para o cotidiano que a escritora ilumina algumas das questões mais urgentes do século XXI. A destacada romancista, cronista e poeta, que já teve obras adaptadas para o cinema, para a tevê e para o teatro, fala aos leitores com a sinceridade de um amigo e materializa as angústias e os anseios da sociedade pós-tudo, que vive acuada sob o grande limitador do tempo. Nesta coletânea de mais de oitenta crônicas, Martha Medeiros aborda temas muito diversos e ao mesmo tempo muito próximos do leitor. A autora tem o dom para aproximar assuntos por vezes fugidios – como é próprio do cotidiano – de questões universais, como o amor, a família e a amizade, e criar lugares de reconhecimento para o leitor, como ao falar de Deus, dos romances antigos e novos, da mulher, de escritores e cineastas que são imortais, de se perder e se reencontrar, do que a vida oferece e muitas vezes se deixa passar. “Feliz por nada”, afirma Martha Medeiros, é fazer a opção por uma vida conscientemente vivida, mais leve, mas nem por isso menos visceral.
Este foi o primeiro livro que eu li em 2017 e meu primeiro desta autora. Confesso que me apaixonei já nas primeiras 3 crônicas. "Feliz por Nada" reúne mais de 80 crônicas da Martha Medeiros. E o mais incrível é que são crônicas bem diversas. Tem as que fazem você rir, outras que dá vontade de chorar, umas fofinhas sobre o amor e outras que expressam a realidade. 

Mas no geral, são crônicas sobre momentos do nosso dia a dia que nos fazem perceber a mágica das situações e o que nós podemos levar delas. Com "Feliz por Nada", eu pude refletir sobre o quanto um abraço é bom, sobre os casais das novelas que tanto amo, sobre os sons incríveis da vida, como o som do primeiro "Eu te amo".








Num tempo tão conturbado e cheio de preocupações como o que nós estamos vivendo agora, o livro da Martha Medeiros é como aquele café que você toma depois de um dia cheio: acalma, tranquiliza, tem a mágica de tornar as coisas um pouco mais simples, quando nós as complicamos tanto.

Eu não o li todo de uma vez como costumo fazer com os outros livros, e isso foi o legal dele. É muito bom você ler algumas crônicas cada dia e apenas pensar ou dar risada sobre aquilo, sabe? Não é como um peso, é como algo natural. Por isso que eu estou me apaixonando tanto por crônicas, pois está me ajudando a ver a grandiosidade das coisas simples do cotidiano.

E aí vai minha passagem preferida do livro, na crônica "Contigo e Sentigo":

Ah, gente, vai! Vocês sabem que eu sou uma romântica incurável, não havia como deixar de colocar essa passagem. Ai vão as minhas crônicas favoritas pra quem comprar o livro já ir direto nelas:
  1. Iolandas e copolas
  2. O amor que a vida nos traz (ESSA É TIRO)
  3. Carta ao Rafael
  4. A era do compacto
  5. Sons que confortam (AMO)
  6. Em que esquina dobrei errado?
  7. Contigo e sentigo
Ah, gente, quase coloco todas! Martha, se tu tiver lendo, me apaixonei, mulherrr!! Sério, gente, isso não é nem resenha, é indicação na cara dura mesmo. Leiam, leiam, leiam. Até quem nunca teve muito contato com crônicas deve ler, a linguagem é bem simples e tranquila.

Bom, gente, é isso. Super indico o livro e já quero outros da Martha. E vocês? Já leram? Conhecem? Me indicam algum de crônicas? 

Você também pode gostar de: Resenha - O diário de Bella

ONDE ME ENCONTRAR



24 comentários:

  1. Já estou querendo, ein! Deu vontade de ter só pela sua resenha!

    Beijos,
    www.coisasdepriscila.com l Fan Page l Instagram

    ResponderExcluir
  2. Que maravilhooso, parece ser muito bom. Gosto de livros que contam cronicas.
    Beijão, Jardim de primavera

    ResponderExcluir
  3. Amo livros de crônicas, a gente pode ler quando quer, a quantidade que quiser e voltar a ler em qualquer parte quando achar necessário ;D fiquei super interessada!

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que amooor, amei a frase sublinhada! To querendoo leer, me deixou na vontadee <3 E teu blog é um amooor, muito foofooo

    derepentemodaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Brenda!! Mt obrigadaa <33

      Excluir
  5. Sempre quis ler Martha, agora, eu PRECISO.
    Só título lacra "Feliz por nada"

    leticiaeostreze.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Já quero lê!!
    amo cronicas, e só o titulo já me deixa inlove ♥♥
    amei amei !!
    beijos
    Taty
    http://www.tatycamposblog.com/

    ResponderExcluir
  7. Esse livro deve ser maravilhosoooo <3

    ResponderExcluir
  8. eu acho que crônicas tem uma maneira de nos aproximar do autor.. as vezes dizem aquilo que precisamos ouvir, as vezes nos dá um belo "tapa"... enfim, são textos que mexem conosco de uma maneira boa!

    fiquei mega interessada no livro!
    beijos da nat!
    www.blogmodelando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso! Eu fico imaginando a Martha Medeiros conversando comigo nas crônicas, de tão simples que são! Por isso sou tão apaixonada <3
      Beijos! <3

      Excluir
  9. Gostei da 'resenha' haha! Amo de paixão livros de crônicas, acho que é bem isso que você falou, eles são leves, para qualquer hora! Parabéns pelo blog, achei uma gracinha <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Lele! Muito obrigada <33

      Excluir
  10. já amei o livro só pela questão do melhor lugar do mundo ser num abraço, e realmente, quando o abraço é verdadeiro nada supera <3 beijooos ,amei o post
    http://atraspenteadeira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso <3 Essa é a primeira crônica e já fez eu me apaixonar <33 Beijos!

      Excluir
  11. Eu gosto muito deste tipo de livros em crónicas que podemos ler um pouco cada dia, sem perder o fio à meada. Fiquei com vontade de ler este!

    Um beijinho grande, Vera
    www.b-hyndher.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é o melhor: poder ler um pouco a cada dia sem esquecer nada ou cansar.
      Beijos!

      melninas.blogspot.com.br

      Excluir
  12. Ahhhh preciso desse livro! Fiquei muito interessada em ler, acho uma delícia ler crônicas! (adorei o jeito que você escreve hihi)

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Os comentários são moderados para ficar mais fácil responder, ok? Vou ficar muito feliz se você comentar ;) Ah, e se você também tiver um blog/site, deixe aqui pra eu visitar :)

Copyright © 2014 | Design e Código: Amanda Salinas | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo