> Melninas: Como criar formulário de contato

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Como criar formulário de contato

Olá meninas, tudo bem? Espero que sim. Pessoal, peço desculpas por não estar atualizando o blog, mas é que (PREPAREM OS CORAÇÕES) estão fazendo um quarto pra mim!!!! (muitas exclamações pra ficar emocionante! Então, eu queria atualizar o blog apenas depois que terminassem o quarto, mas vai demorar um pouco ainda. Bom, vamos ao post de hoje?


  • Por que preciso de um formulário?
Todo blog que se preze precisa de um formulário de contato. "Mas Mel, eu já disse meu e-mail na página de contato" . Sim, eu também pensava que deixar o e-mail era o bastante, mas, entrando em outros blogs, notei que as coisas hoje em dia, tem que ser muito rápidas, não se pode mais perder tempo. E pra você ter que abrir seu e-mail e blablabla, é irritante. Por isso é muito mais prático (e bonitinho) ter um formulário. É até melhor para fazer parcerias, e tal.

  • Formulário do blogger
O blogger em si já oferece a opção de formulário em gadget. Mas, o problema é que eu não queria o formulário na lateral, eu queria colocar um formulário na minha página de contato. Então, pesquisei muito muito e muito e achei um que se encaixasse na minha chatice/exigência. 


  • O tutorial 
O site que a gente vai usar é o Wufoo. Já ouviram falar? Pois é, eu também nunca tinha ouvido falar. Aqui vai um tuto cheeeeeeeio de fotos!

1. Primeiro você entra no site: http://www.wufoo.com/





Se você já tiver uma conta lá (o que provavelmente não acontecerá) clique em login. Mas  se não tiver, clique em "Sign Up for free" que é a opção grátis. Irá direto para uma página de cadastro, onde você preencherá:

Email: Seu e-mail (Sério?!!!)
Password: Sua senha
Account url: Coloque seu username. Ex.: fulanadetal

Então clique em "Creat Account"

Irá para uma tela de carregamento, depois que carregar, irá aparecer essa página:

Então você clica em "Let's go make one!" 

Se você preferir, pode clicar em "Wufoo Form Gallery" e escolher um template, um tema já pronto. Eu dei uma olhada e não gostei muito, então eu mesma fiz o meu.

Pra fazer é bem simples, no lado esquerdo estão todas as suas opções. Como o formulário será de contato, as opções serão mais ou menos as mesmas que as minhas. Antes de tudo, edite o titulo do formulário, você clica em "Untitled Form", e irá aparecer isso:


Em "Form Name" você escreve "Formulário de Contato" ou "Contate-me". Depende de você. 
Em "Descripition" você escreve a descrição.

Pronto! Agora é só voltar a "Add a Fild" e adicionar todos os elementos que você quiser, arrastando-os para o espaço em branco. O meu ficou assim:

Está feito! Agora é só adiciona-lo ao blog. Clique em "Save Form". Irá aparecer uma janelinha com 3 opções. Clique na opção 2 e escreva o e-mail que você quer receber as respostas do formulário na caixinha "To My Inbox" e clique em "Save". 

Vá para a página "Forms" no menu no topo do site. Irá aparecer todos os forms que você fez. Clique em "Code" que está logo abaixo do seu formulário. Vá para a página "Embed Form Code" que está na lateral. Copie a "iframe Version" e cole na parte HTML da página que você quer que fique no seu blog. Pronto!

O resultado confira na minha página de contato.

Meninas, desculpa se o post ficou com muitas fotos ou muito grande. É que novamente eu queria que ficasse bem explicado pra vocês. Gostaram? Acharam fácil? Gostam de posts assim? Deem sugestões de tutoriais. Beijos!

8 comentários:

  1. Mel, eu ADORO essas suas dicas. Quando tiver um tempo -menina ocupada eu jdghskdjh sqn- vou fazer (ou tentar) com certeza. E menina, quarto novo? Adoro quartos novos, mostra pra gente quando terminar hein. Tô mandado, rum.
    leticiaeostreze.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oeeee LÊ. Tudo bem? Você por aqui? Que milagre -sqn- Ahhh eu amo fazer essas diquinhas porque quando eu precisei, elas não estavam lá, tive que aprender sozinha. FAÇA MESMO VIU. E menina, quarto novo nada. Na realidade EU NUNCA TIVE UM QUARTO, durmo em uma rede no meio da casa. OBVIOOO que o primeiro lugar que vou mostrar é aqui. Beijossss

      Excluir
    2. Adorei esse post e já fiz o meu formulário. Você explica muito bem e é super fácil de entender seu tutorial.....Muito obrigada pelas dicas e continue fazendo posts assim nos ajuda muito...
      beijoss
      http://aesperadeumaprincesaheloise.blogspot.com.br/

      Excluir
    3. Obrigada Camilaaa, que bom que conseguiu. Eu amo fazer posts assim e vou fazer mais, com certeza.
      Beijosss e obrigada <33

      Excluir
  2. Oi, Mel.
    Amei sua dica! Antes, eu só deixava o email, mas o formulário facilita muito mesmo. Estou pensando em fazer.
    Beijos!
    http://www.biancateixeira.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça sim, depois que coloquei vi um resultado ótimo <3

      Excluir
  3. Olá querida, gostei das dicas!
    esse post foi bem esclarecedor, lindo blog
    beijos!
    https://psicopedagogianutrindoamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ester, que bom que gostou <3 <3
      Beijos.

      Excluir

ATENÇÃO: Os comentários são moderados para ficar mais fácil responder, ok? Vou ficar muito feliz se você comentar ;) Ah, e se você também tiver um blog/site, deixe aqui pra eu visitar :)

Copyright © 2014 | Design e Código: Amanda Salinas | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo